OBJETIVO
A atividade “X/CH ou J/Ge-GI na Escrita” tem como objetivo a discriminação do traço de sonoridade e a associação ao grafema correto.
Há uma sequência de 10 atividades envolvendo este par mínimo e possibilita a análise da complexidade escrita, uma vez que tanto o X/CH como o J/GE-GI podem ser grafados de duas formas diferentes.
A compreensão auditiva pode e deve iniciar com a compreensão das instruções. A cada fase, o aprendiz ouvirá instruções para que possa jogar.
A dificuldade é apresentada de forma crescente em cada uma das atividades, como segue:
1 – Associar a imagem fonoarticulatória ao fonema e aos respectivos grafemas e na sequência também às sílabas correspondentes.
2 – Leitura rápida das sílabas, em maiúscula, minúscula, com e sem apoio das cores que destacam as diferenças, enfatizando todas as possibilidades de representação grafêmica. Esta tarefa exige monitoramento da atenção, controle inibitório e fortalece a relação grafema/fonema.
3 /4 – Nomeação e identificação das figuras com X/CH e depois com J/GE-GI separadamente.
5 – Nomeação e identificação das figuras com X/CH ou J/Ge-GI, com a opção de escutar a palavra.
6 – Discriminação auditiva e associação ao grafema, apenas ouvindo a palavra. A figura e a palavra escrita aparecem apenas como reforço do acerto ou questionamento do erro.
7 – Completar a palavra lacunada, fazendo a leitura rápida.
8 – Completar a palavra lacunada, sendo que cada uma das palavras tem dois grafemas a serem preenchidos, com o apoio da palavra falada, bem como a possibilidade de ouvir e analisar as palavras preenchidas de forma incorreta.
9 – Escolha entre palavras que diferem apenas pelo traço de sonoridade, para que complete a frase de acordo com a análise semântica.
10 – Atividades de memória sequencial auditiva e atenção e memória visual, associadas à leitura e elaboração de frases escritas.
O material, desenvolvido com embasamento teórico, não ignora a importância da interação motivadora do terapeuta para mediar quando ocorre erro, solicitando repetição, promovendo a reflexão e oferecendo outros apoios quando necessário.
Pode ainda ser solicitado que as crianças já alfabetizadas evoquem e/ou escrevam as palavras ou frases com o vocabulário trabalhado, o que possibilita a escrita manual ortograficamente correta, exercitando também a memória grafomotora.