Trilha da Serra
Introdução
O objetivo deste jogo é que os jogadores possam praticar as diferentes possibilidades de representação ortográfica e a classificação dos erros proposta pelo SOS Dislexia de forma explícita e recorrente, de forma que compreenda as dificuldades da língua e os cuidados que devemos ter para grafar corretamente.
Preparação
Este jogo pode ser jogado por dois ou mais jogadores.
Cada jogador escolhe seu peão e deve ter em mãos lápis e papel.
O jogador que irá iniciar deve ser escolhido no dado. Aquele que tirar o número menor será o primeiro a jogar.
Jogando
O dado deve ser lançado e o adversário da esquerda deve ler para o jogador da vez a pergunta correspondente à casa que ele parar. Se o jogador acertar a resposta, permanece onde está. Caso erre, deve recuar duas casas.
Quando o jogador cair em uma casa com o ponto de interrogação, deverá lançar o dado. Se tirar: ÍMPAR – JOGUE NOVAMENTE. Se tirar: PAR – PERDE; UMA RODADA.
Fim de jogo
Ganha o jogo aquele que chegar primeiro ao final da trilha.
Se você já tem os Baralhos SOS Ortografia descubra aqui outras formas de jogar!
Baralho SOS Ortografia Colorido
Jogando
O dado deve ser lançado e o jogador deverá andar com o peão até a casa correspondente. Deve então pegar uma carta de acordo com a casa símbolo e tem que explicar porque é classificada daquele jeito. Se o jogador acertar a resposta, permanece onde está. Caso erre, deve recuar duas casas.
Quando o jogador cair em uma casa com o ponto de interrogação, deverá lançar o dado. Se tirar: ÍMPAR – JOGUE NOVAMENTE. Se tirar: PAR – PERDE UMA RODADA.
Fim de jogo: Ganha o jogo aquele que chegar primeiro ao final da trilha.
Baralho SOS Ortografia Negrito
Jogando
O jogador deverá pegar uma carta do baralho e tem que explicar como ela pode ser classificada. Se o jogador acertar a resposta, anda com o peão até a respectiva casa símbolo. Caso erre, deve recuar duas casas.
OBS.: Nesta modalidade, ignore os pontos de interrogação.
Fim de jogo: Ganha o jogo aquele que chegar primeiro ao final da trilha.