Objetivo:
Atividade de leitura de palavras desconhecidas favorecendo o desenvolvimento da fluência de leitura, melhorando a decodificação, acurácia e velocidade. Inicialmente é proposto o trabalho com a eficiência da decodificação e posterior treino da leitura rápida. A sequência de atividades lança desafios que aumentam em complexidade e explora além a fluência de leitura, memória de trabalho, ampliação de vocabulário, entre outras.
Como Trabalhar:
A sequência foi idealizada prevendo o aumento gradativo na complexidade e ampliação dos objetivos. Apresentar na sequência ou de acordo com a prioridade estabelecida.
• Leitura texto: inicialmente o aprendiz lê os nomes das tribos apresentados de uma em uma (leitura texto). Escolheram-se como tema tribos indígenas justamente por ser um vocabulário menos previsível e desconhecido e, portanto, ampliando as possibilidades de treino com a decodificação correta, reforçando a associação grafema-fonema.
• Leitura texto na pausa: o mediador solicita que o aprendiz leia silenciosamente e apenas pronuncie alto o que leu na pausa, isto é, no slide em branco. O mediador deve controlar o tempo de exposição da palavra escrita e a mudança do slide (utilizando o enter ou seta para a direita), com o objetivo de promover o reconhecimento mais rápido da palavra e sua memorização. Sendo assim o tempo de exposição é bem rápido, provocando o fechamento mental. Sempre que necessário retornar a palavra para novo reconhecimento utilizando a seta para a esquerda. Opcional: pode usar um cronômetro para registrar o tempo de leitura, desafiando o “leitor” a diminuir cada vez mais este tempo, claro, sem prejuízo da acurácia.
FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE:
Ampla – criança alfabetizada, jovens e adultos.
Comentários:
No início do primeiro arquivo há um texto introdutório sobre os índios brasileiros que pode ser também explorado. Fazer as intervenções necessárias para a sua compreensão e para aguçar a curiosidade, motivando o aprendiz a conhecer as tribos. No final, pode ser proposta uma pesquisa sobre os índios, as tribos, os costumes e etc... promovendo a leitura por interesse e até uma produção textual sobre o assunto.
• A melhora da fluência de leitura é evidenciada em outros contextos.
• O leitor ganha segurança e desenvolve positivamente sua autoestima.
“Super Treino - Tribos Indígenas” está organizado e numerado por ordem crescente de complexidade.
Quantidade total de arquivos: 2 (dois).