OBJETIVO
O objetivo principal das 3 primeiras atividades é o trabalho com a consciência fonológica e leitura, reforçando a correta decodificação de palavras inventadas. Se estimula também o acesso lexical, desenvolvimento de vocabulário e memória de trabalho. O aprendiz ao ler a pseudopalavra – construída a partir do início do nome de um país com o final do nome de outro país deve fazer o fechamento completando mentalmente as palavras e evocando os nomes de ambos os países.
Nos últimos 4 arquivos o objetivo é conhecer e memorizar as bandeiras dos países participantes da copa do mundo de futebol 2018
COMO TRABALHAR:
Atividades de Consciência Fonológica:
• O mediador contextualiza a atividade explicando o desafio. Apresenta-se então a sequência dos slides. O aprendiz lê em voz alta a palavra inventada, exemplo PORTUMANHA – ao ler a pseudopalavra estamos promovendo a possibilidade de melhora da decodificação – então ele deve buscar completar a palavra com a pista dada, acessando o léxico e seu conhecimento prévio. Se estimula o desenvolvimento da consciência fonológica, pois deve fazer o fechamento fonológico mental completando as palavras.
• Se quiser a dica das bandeiras na atividade 1, é só clicar. Para ver a resposta, deve clicar novamente. Na atividade 2, não tem a dica das bandeiras e a atividade 3, tem apenas a palavra inventada.
• Quando a “mistura” for descoberta, passa-se para o slide seguinte. .
• O mediador pode oferecer o apoio de diferentes formas de acordo com a dificuldade apresentada e a necessidade do aprendiz:
- indicar qual é a segmentação – PORTU e MANHA. Pode fazer isso apenas oralmente ou escrevendo os segmentos e indicando onde “falta”, destacando que é sempre o começo de uma palavra com o final da outra.
- se precisar de mais informação, dê oralmente opções de alguns nomes: Você acha que é parecido com Bélgica, Portugal ou Uruguai?
- se mesmo assim estiver difícil, use a escrita: escreva PORTU e abaixo para facilitar a comparação escreva Bélgica, Portugal ou Uruguai (uma palavra embaixo da outra). Leia junto com ele.
Atividades de Memória Visual:
• Na primeira atividade mostramos a bandeira e posteriormente a resposta, na sequência apresentamos só as bandeiras, e depois as bandeiras na pausa (olhar rapidamente e guardar em memória de trabalho para responder. A sequência das bandeiras acompanha a real organização dos grupos de países participantes o que também foi explorado no Parte 1 - Treino de Leitura.
• A última atividade mistura a sequência de bandeiras.
FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE: ampla – criança alfabetizada, jovens e adultos.
COMENTÁRIOS: Concomitante a essas atividades o mediador pode propor pesquisa sobre o assunto e compartilhar com os outros aprendizes as pesquisas realizadas.