Objetivo:
Promover a fluência de leitura, melhorando a decodificação, acurácia e velocidade. Inicialmente é proposto o trabalho com a eficiência da decodificação e posterior treino da leitura pela rota lexical. A sequência de atividades lança desafios que aumentam em complexidade e explora além a fluência de leitura, o fechamento visual e auditivo, consciência fonológica, manipulação silábica, memória de trabalho, acesso lexical, ampliação de vocabulário, entre outras.
Como Trabalhar:
A sequência foi idealizada prevendo o aumento gradativo na complexidade e ampliação dos objetivos. Apresentar na sequência ou de acordo com a prioridade pré-selecionada.
o Caso você possua o baralho Super Trunfo – Países da Grow, explore essa possibilidade lúdica. Por exemplo: peça a leitura e reconhecimento dos países, peça para separar os que já conhece e os que não conhece, reforce os itens apresentados nas cartas, converse sobre o assunto. Jogue conforme as regras sugeridas na embalagem e invente outras. Na sequência desafie o aprendiz para as estratégias de leitura, compartilhe com ele os objetivos.
o Leitura texto: inicialmente o aprendiz lê os nomes dos países apresentados de um em um (leitura texto). Escolheu-se como tema países justamente por ser um vocabulário menos previsível e conhecido e, portanto, amplia as possibilidades de treino da correta decodificação, reforçando a associação grafema-fonema.
o Leitura texto na pausa: o mediador solicita que o aprendiz leia silenciosamente e apenas pronuncie alto o que leu na pausa, isto é, no slide em branco. O mediador deve controlar o tempo de exposição da palavra escrita e a mudança do slide (utilizando o enter ou seta para a direita), com o objetivo de promover o reconhecimento rápido da palavra – leitura lexical. Sendo assim o tempo de exposição é bem rápido, provocando o fechamento mental. Sempre que necessário retornar a palavra para novo reconhecimento rápido utilizando a seta para a esquerda. Opcional: pode usar um cronômetro para registrar o tempo de leitura, desafiando o “leitor” a diminuir cada vez mais este tempo, claro, sem prejuízo da acurácia.
o Leitura texto lados: provoca-se a leitura dos nomes dos países apresentando os slides de um em um, alternando o lado de apresentação - esquerda-direita - e seguindo a direção de cima para baixo, estimulando a leitura lexical e o movimento rápido dos olhos.
o Leitura parcial: os nomes dos países são apresentados da mesma forma que o anterior, da esquerda para a direita e de cima para baixo, porém parte da palavra está “apagada”. Dessa forma provoca-se, mais uma vez, a leitura associativa (rota lexical), pois, se o aprendiz tentar a leitura simbólica (rota decodificadora), não conseguirá ler. Promove-se o fechamento, ganho de velocidade de leitura e melhora na acurácia utilizando um vocabulário, agora neste nível, previsível.
o Leitura sílabas e letras: utilizando o mesmo campo semântico, sugere-se inicialmente a leitura das palavras com as sílabas embaralhadas para manipulação e fechamento mental a fim de descobrir o nome do país. Posteriormente apresentamos as palavras com as letras embaralhadas, dificultando tanto a leitura decodificadora quanto o fechamento. Pode-se utilizar um alfabeto móvel como apoio.
Faixa Etária/Escolaridade:
Ampla – criança alfabetizada, jovens e adultos.
Comentários:
Concomitante a essas atividades o mediador pode propor o jogo utilizando o baralho da Grow - Super Trunfo Países (
www.grow.com.br). Dessa forma explorará o interesse pelo aprendizado em um ambiente lúdico lançando os desafios cada vez maiores.
O mediador deve monitorar a evolução do aprendiz e observar se os objetivos estão sendo alcançados.
OBSERVAÇÕES INTERESSANTES: no processo de evolução com a apresentação da “leitura na pausa” provocamos o fechamento, evitando que o aprendiz faça a leitura decodificadora e observamos inicialmente que a decodificação oral é possivelmente substituída por um processo mental evidenciado pela pausa do leitor antes da emissão da palavra. Essa pausa vai diminuindo gradativamente até o fechamento rápido.
• A melhora da fluência de leitura é evidenciada em outros contextos.
• O leitor ganha segurança e desenvolve positivamente sua autoestima.