OBJETIVO
A atividade QUEM SOU EU tem como objetivo a compreensão de ordens verbais. Direciona a atenção aos detalhes da informação passada oralmente, estimula a memória de trabalho, além de possibilitar a escrita de forma agradável e lúdica.
COMO TRABALHAR:
• Esta atividade contém um arquivo para download em Power Point - compatível com o Microsoft Office - que oferece 20 perguntas divididas em dois blocos de 10 perguntas. É oferecido também um arquivo em Word - compatível com o Microsoft Office - com duas cruzadas (uma para cada bloco de perguntas) para que o aprendiz possa registrar suas respostas (uso opcional).
• A compreensão auditiva pode e deve iniciar com a compreensão das regras. Permitir que o aprendiz clique em “COMO JOGAR”, ouça a instrução e dê seguimento. Se necessário, intervir.
Permitir, caso necessário, que o aprendiz ouça mais de uma vez a informação dada até que a compreenda.
O jogo tem reforços sonoros para acertos e erros, e só permite que siga adiante após acerto. O terapeuta deve a cada erro, solicitar que o aprendiz escute novamente a informação, e só então clique em outra resposta, refletindo e justificando porque errou anteriormente. Assegurar que o aprendiz não trabalhe por tentativa e erro, clicando aleatoriamente até encontrar a resposta correta.
Para as respostas escritas é oferecida uma cruzadinha que pode ser impressa antes do início da atividade.
A cruzadinha pode ser usada de diferentes formas dependendo do nível de desenvolvimento de escrita que a criança tenha. Pode ser usada concomitante ao jogo (ouve, responde, registra) ou ao término do jogo, trabalhando-se a memória tardia.
O terapeuta pode colocar algumas letras como dicas, o aprendiz deve lembrar-se das palavras que “adivinhou” e completar a cruzada.
Durante o registro das respostas é possível trabalhar as questões de escrita que se apresentarem (trocas de sonoridade, trocas ortográficas, regras, etc).
• As informações estão organizadas por categorias: animais, objetos da casa, partes do corpo e meios de transportes.
FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE
Crianças a partir dos 5 anos na forma auditiva e para uso da palavra cruzada, crianças em fase de alfabetização e alfabetizadas.
COMENTÁRIOS
• A atividade pode ser dificultada colocando um ruído distrator de fundo. Pode ser utilizada com fone, priorizando uma das orelhas.
• Pode–se simular a competição contralateral usando-se um fone com o som competitivo em uma das orelhas e outro fone com o jogo na outra orelha.
• Sugerimos como atividade associada ao QUEM SOU EU, a atividade ADIVINHE (Compreensão e Vocabulário).
OBSERVAÇÕES INTERESSANTES: observar a manutenção da atenção auditiva e cuidar para que os ruídos competitivos não sejam estressores e ou impedidores da compreensão da mensagem.