OBJETIVO
A atividade Ouça e Memorize direciona a atenção às informações passadas oralmente e tem como objetivo: decodificar, memorizar, compreender e responder o que é solicitado. A complexidade das informações a serem memorizadas aumenta gradativamente.
COMO TRABALHAR
Esta atividade contém um arquivo para download em Power Point - compatível com o Microsoft Office - que oferece 13 perguntas que envolvem números, 14 que envolvem palavras e categorias e 9 que envolvem textos. É oferecido também dois arquivos em Word - compatível com o Microsoft Office – um com uma tabela para que o aprendiz possa registrar suas respostas e fazer uma análise de desempenho (uso opcional) e outro com o gabarito.
• A compreensão auditiva pode e deve iniciar com a compreensão das regras. Permitir que o aprendiz clique em “COMO JOGAR”, ouça a instrução e dê seguimento. As instruções de como anotar as respostas também estimulam a compreensão. Se necessário, intervir.
O aprendiz ouve a pergunta, responde oralmente, o terapeuta confere a resposta e o aprendiz faz a anotação conforme seu desempenho. Para cada um dos desafios há três chances de escuta e resposta.
• É importante que durante o jogo o terapeuta supervisione e estimule a organização.
• A estrutura da atividade oferece a possibilidade da escolha do bloco a ser trabalhado (números, palavras e textos), possibilitando que o terapeuta defina o tema e o tempo a ser dedicado ao jogo.
• As perguntas abrangem vários conhecimentos: maior, menor, par, ímpar, soma, categorias (animais, frutas e brinquedos), além de conhecimentos gerais com os textos informativos oferecidos.
• Entre os blocos de atividades (números, palavras e texto) acrescentamos atividades “lúdicas”, onde o aprendiz continua trabalhando o conteúdo, porém agora com outras exigências, provocando a quebra de um comportamento promovendo a flexibilização.
FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE
Crianças a partir do 2º ano.
COMENTÁRIOS
A atividade pode ser dificultada colocando um ruído distrator de fundo. Pode ser utilizada com fone, priorizando alguma orelha.
• OBSERVAÇÕES INTERESSANTES: observar a manutenção da atenção, se necessário diminuir o número das perguntas e ou fazer pausas mais longas.