• OBJETIVO
A atividade OUÇA E ADIVINHE tem como objetivo a compreensão de ordens verbais. Direciona a atenção aos detalhes da informação passada oralmente, estimula a memória de trabalho, além de possibilitar a escrita de forma agradável e lúdica. As atividades são apresentadas, dentro de uma mesma categoria, em grau crescente de dificuldade.
• COMO TRABALHAR
Esta atividade contém um arquivo para download em Power Point - compatível com o Microsoft Office - que oferece 36 definições divididas em três blocos de 12, divididas por categorias: animais, frutas e brinquedos.
A compreensão auditiva pode e deve iniciar com a compreensão das regras. Permitir que o aprendiz clique em “COMO JOGAR”, ouça a instrução e dê seguimento. Se necessário, intervir.
Permitir, caso necessário, que o aprendiz ouça mais de uma vez a informação dada até que a compreenda.
O terapeuta deve a cada erro, solicitar que o aprendiz escute novamente a informação, e só então clique na resposta, refletindo e justificando porque errou anteriormente.
As respostas podem ser dadas por escrito, podendo ser uma palavra ou uma frase, dependendo da necessidade do aprendiz. Neste contexto será possível trabalhar as questões de escrita que se apresentarem (trocas de sonoridade, trocas ortográficas, regras, etc).
Ao final de cada bloco há uma atividade de memória. Na dos animais o aprendiz deverá lembrar quais foram os animais que foram apresentados durante a atividade. Na atividade das frutas deverá encontrar quais as que não foram citadas e na atividade dos brinquedos deverá relacionar o nome à figura.
• FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE: acima de 8 anos
• COMENTÁRIOS: As crianças mais novas podem necessitar de auxílio para compreensão de alguns conceito mais elaborados (anfíbios por exemplo).
Sugerimos como atividade associada a Adivinhe, de compreensão e leitura.
• OBSERVAÇÕES INTERESSANTES: Para melhor exploração da atividade para fins de escrita, pode-se sugerir que crianças escolham uma categoria para a criação de pequenos textos e associar ao uso do Marcador SOS Ortografia.