OBJETIVO
A atividade Olhe, ouça e responda tem como objetivo trabalhar a compreensão de ordens verbais e a memória visual, além de permitir a exploração vocabular e a capacidade de realizar inferências a partir da figura. Direciona a atenção aos detalhes da figura, à compreensão da ordem oral, estimula a memória de trabalho, além de possibilitar a escrita de forma agradável e lúdica.
COMO TRABALHAR
A compreensão auditiva pode e deve iniciar com a compreensão das regras. Permitir que o aprendiz clique em “Instruções”, ouça e dê seguimento. Se necessário, intervir.
Permitir, caso necessário, que o aprendiz ouça mais de uma vez a informação dada até que a compreenda.
O aprendiz deverá observar a cena atentamente, pelo tempo que for combinado previamente com o terapeuta, e deve falar sobre o que está vendo.
Ao término do tempo, ouvirá a pergunta e deve respondê-la, sem que consulte a figura, somente baseado em sua memória.
Após responder, terá oportunidade de observar a figura novamente e verificar se acertou ou não.
O terapeuta deve a cada erro, solicitar que o aprendiz observe novamente a figura, refletindo e justificando porque errou anteriormente.
A atividade apresenta forma crescente de dificuldade – perguntas mais detalhadas.
FAIXA ETÁRIA
crianças alfabetizadas
COMENTÁRIOS
• Há a possibilidade de anotar as observações feitas sobre a figura, o que demandará menos memória, mas possibilitará o trabalho de escrita. Esta forma de utilização da atividade, com anotações e respostas por escrito, pode ser associada ao Marcador SOS Ortografia, possibilitando também o trabalho com a escrita ortograficamente correta.
• Há ainda a possibilidade de estimular o aprendiz a escolher uma figura interessante e criar perguntas por escrito para que outros respondam.
• Caso o foco desejado pelo terapeuta seja a estimulação da compreensão auditiva, pode-se trabalhar com ruído competitivo ipsi ou contralateral. Pode-se trabalhar priorizando uma das orelhas.
• NÃO USE SETAS DO TECLADO OU ENTER PARA AVANÇAR OS SLIDES PARA QUE O SOM FUNCIONE CORRETAMENTE.