• OBJETIVO
Promover a escrita ortograficamente correta desenvolvendo a habilidade de pensar sobre a escrita, aprendendo a classificar as dificuldades ortográficas de acordo com a sua natureza e exercitar a autorregulação da escrita. A partir da dúvida ou erro, o terapeuta ou professor ajuda a explicitar a dúvida, apresentando os símbolos.
COMO TRABALHAR: O “Marcador SOS Ortografia” deve ser introduzido em atividades de escrita com foco no ensino da ortografia e em processos de revisão.
Deve ser usado nas descobertas das “pegadinhas” ortográficas, isto é, na tomada de consciência das diferentes dúvidas ortográficas pertinentes a nossa língua.
Pode ser utilizado com qualquer jogo de escrita que provoque a necessidade de escrita correta, como por exemplo, o Jogo Soletrando Cards – Grow, jogos de memória de palavras, listas construídas ou até a correção de algum material e outras atividades como Bingo, Memória e Dadomix do site www.sosdislexia.com.br .
Utilizá-lo no ambiente clínico, em casa e na escola nas situações de produção textual, ditados, ditados interativos e também em processos de correção dirigida e autônoma.
Dado e Roleta
COMO TRABALHAR: o dado e a roleta, com os símbolos das diferentes classificações das dificuldades ortográficas, devem ser recortados e montados conforme indicado. Podem ser utilizados nos mais diversos contextos de jogos como trilha, bingo, tapa certo, memória, stop, varetas, Boca Rica, evocação, escrita dirigida e ainda outras atividades do site www.sosdislexia.com.br como o Material de Apoio SOS Ortografia e Jogos de Classificação SOS Ortografia. O uso do KIT Ortografia em diferentes situações possibilita a reflexão e autorregulação da escrita ortograficamente correta.
COMENTÁRIOS: este material deve ser utilizado dentro do ambiente clínico e educacional de forma sistemática e contínua, como parte da proposta de desenvolvimento da escrita ortograficamente correta, respeitando o desenvolvimento e promovendo a autorregulação.
FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE: Crianças alfabetizadas a partir do 3º ano do ensino fundamental ou a critério do terapeuta e ou professor, podendo ser introduzido no 2º ano.