OBJETIVO:
Utilizar as cartas do “Baralho SOS Ortografia” em diferentes estratégias para promoção da reflexão sobre a escrita ortograficamente correta de acordo com a classificação sugerida: múltiplas representações, apoio da oralidade, regras de contexto, sons parecidos – surdos e sonoros e acentuação (consultar a Legenda e o SOS Ortografia – Marcador https://www.sosdislexia.com.br/produto/sos_ortografia_marcador.html).
COMO TRABALHAR: o baralho pode ser utilizado para a explicitação e compreensão das diferentes classificações, promovendo a descoberta e reflexão sobre as dificuldades ortográficas da nossa língua, já que oferecemos as possibilidades de comparação entre as palavras. As palavras estão sempre em duplas, trios ou mais e, em destaque, a parte da palavra a ser analisada na cor correspondente à simbologia ou em negrito no baralho PB, levando o aprendiz a pensar sobre a escrita ortograficamente correta. São 100 cartas em cada baralho, com palavras diferentes em cada baralho, totalizando 442 palavras.
FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE: crianças alfabetizadas a partir do 3º ano do Ensino Fundamental I
• Nível Inicial: Baralho SOS Ortográfico Colorido.
• Nível Avançado: Baralho SOS Ortográfico - PB.
MAIS INFORMAÇÕES: Sugere-se a utilização do baralho associado a diferentes jogos: Tapa Certo com cartelas de figuras ou palavras, Jogo de Trilha, Atravesse a Cachoeira, STOP SOS Ortografia, entre outros. Ver tutoriais no QUINTAL - https://www.sosdislexia.com.br/quintal.
As atividades Bingo, Dadomix e Memória oferecidas no site também permitem a exploração desta classificação.
https://www.sosdislexia.com.br/produto/jogos_de_classificacao_sos_ortografia.html
Disponibilizado no Youtube um tutorial utilizando os baralhos com o jogo de Trilha - Link vídeo: https://youtu.be/agw7SKbtyFs
Estudos e observações realizados na clínica demonstraram que as estratégias de classificação promovem o conhecimento das dificuldades da língua escrita e estimula o aprendiz a se regular tomando decisões corretas relacionadas às escolhas ortográficas. As respostas à intervenção/mediação são significativas frente a esse material concreto que, de forma motivadora, promove a reflexão e consequentemente a autorregulação.