Objetivo:
Atividade de leitura de palavras desconhecidas favorecendo o desenvolvimento da fluência de leitura, melhorando a decodificação, acurácia e velocidade. Inicialmente é proposto o trabalho com a eficiência da decodificação e posterior treino da leitura rápida. A sequência de atividades lança desafios que aumentam em complexidade e explora além a fluência de leitura, a memória de trabalho, ampliação de vocabulário, acesso lexical, entre outras.
Como Trabalhar:
A sequência foi idealizada prevendo o aumento gradativo na complexidade e ampliação dos objetivos. Apresentar na sequência ou de acordo com a prioridade pré-selecionada.
• Leitura texto: inicialmente o aprendiz lê os nomes das praias apresentados de um em um (leitura texto). Escolheu-se como tema praias de Ubatuba justamente por ser um vocabulário menos previsível e desconhecido e, portanto, amplia as possibilidades de treino da correta decodificação, reforçando a associação grafema-fonema.
• Leitura texto na pausa: o mediador solicita que o aprendiz leia silenciosamente e apenas pronuncie alto o que leu na pausa, isto é, no slide em branco. O mediador deve controlar o tempo de exposição da palavra escrita e a mudança do slide (utilizando o enter ou seta para a direita), com o objetivo de promover o reconhecimento rápido da palavra – leitura lexical. Sendo assim o tempo de exposição é bem rápido, provocando o fechamento mental. Sempre que necessário retornar a palavra para novo reconhecimento rápido utilizando a seta para a esquerda. Opcional: pode usar um cronômetro para registrar o tempo de leitura, desafiando o “leitor” a diminuir cada vez mais este tempo, claro, sem prejuízo da acurácia.
• Leitura parcial: os nomes das praias são apresentados da mesma forma que o anterior, da esquerda para a direita e de cima para baixo, porém parte da palavra está “apagada”. Dessa forma provoca-se, mais uma vez, a leitura associativa (rota lexical), pois, se o aprendiz tentar a leitura simbólica (rota decodificadora), não conseguirá ler. Promove-se o fechamento, ganho de velocidade de leitura e melhora na acurácia utilizando um vocabulário, agora neste nível, previsível.
• Leitura parcial na pausa: o mediador solicita que o aprendiz leia silenciosamente o nome das praias de Ubatuba que estão escritas de forma parcial e apenas pronuncie alto o que leu na pausa, isto é, no slide em branco. O mediador deve controlar o tempo de exposição da palavra escrita e a mudança do slide (utilizando o enter ou seta para a direita), com o objetivo de promover o reconhecimento rápido da palavra – leitura lexical. Dessa forma provoca-se, mais uma vez, a leitura associativa (rota lexical).
Faixa Etária/Escolaridade:
Ampla – criança alfabetizada, jovens e adultos.
Comentários:
No início do primeiro arquivo há um texto introdutório sobre Ubatuba (SP) que deve ser explorado. Fazer as intervenções necessárias para a sua compreensão e para aguçar a curiosidade, motivando o aprendiz a conhecer mais sobre as praias, o Parque Estadual da Serra do Mar, o projeto TAMAR... Além de promover o interesse pela leitura, pode-se propor um aprofundamento do tema, fazendo pesquisas e uma produção textual o assunto.
• A melhora da fluência de leitura é evidenciada em outros contextos.
• O leitor ganha segurança e desenvolve positivamente sua autoestima.
“Super Treino - Praias Ubatuba” está organizada e numerada por ordem crescente de complexidade.
Quantidade total de arquivos: 4 (quatro).