Quem Somos Flavia Benevides Foz

Super Treino - Animais

Home / Produto / Super Treino - Animais
Super Treino - Animais
R$
20,00
Comprar
Este produto também auxilia:
Esta atividade tem como objetivo promover a leitura lexical trabalhando o fechamento rápido das palavras. Por isso propomos o trabalho com um campo semântico conhecido, nesta atividade são os nomes de animais. O aprendiz deverá ler o nome dos animais, reconhecendo-os rapidamente. A sequência apresentada promoverá a leitura lexical e melhora na velocidade. Sugere-se utilizar, como estratégia paralela, o baralho da Grow – Super Trunfo – Animais Selvagens.
Arquivos disponíveis apenas para download.
Comprar

Mais Informações

Objetivo:
Promover a fluência de leitura. Nesta atividade utilizamos um campo semântico altamente previsível com o objetivo de “ensinar” e promover o fechamento rápido, isto é a leitura pela rota lexical.

• Leitura pela rota lexical. A sequência de atividades lança desafios para o aprendiz que faz a leitura com predomínio da rota decodificadora ou fonológica, isto é, lê de forma silabada. A proposta é gradativa, aumenta o grau de complexidade e provoca o fechamento visual, promovendo a leitura pela rota lexical. Além disso trabalha-se memória de trabalho, acesso lexical, ampliação de vocabulário, entre outras.



Como Trabalhar:
A sequência foi idealizada prevendo o aumento gradativo na complexidade e ampliação dos objetivos. Apresentar na sequência ou de acordo com a prioridade pré-selecionada.

• Caso você possua o baralho Super Trunfo – Animais Selvagens da Grow, explore essa possibilidade lúdica. Por exemplo: peça a leitura e reconhecimento dos animais, peça para separar os que já conhece e os que não conhece, reforce os itens apresentados nas cartas, converse sobre o assunto. Jogue conforme as regras sugeridas na embalagem e invente outras. Na sequência desafie o aprendiz para as estratégias de leitura, compartilhe com ele os objetivos.

• Leitura figura texto: inicialmente o aprendiz lê os nomes dos animais apresentados de um em um, juntamente com a figura correspondente. Escolheu-se como tema animais justamente por ser um vocabulário previsível e conhecido e, portanto, amplia as possibilidades do reconhecimento rápido das palavras. Neste primeiro passo as figuras são oferecidas como apoio.

• Leitura figura texto na pausa: o mediador solicita que o aprendiz leia silenciosamente e apenas pronuncie alto o que leu na pausa, isto é, no slide em branco. Nesta etapa a figura do animal acompanha o texto. O mediador deve controlar o tempo de exposição da palavra escrita e a mudança do slide (utilizando o enter ou seta para a direita), com o objetivo de promover o reconhecimento rápido da palavra – leitura lexical. Sendo assim o tempo de exposição é bem rápido, provocando o fechamento mental. Sempre que necessário retornar a palavra para novo reconhecimento rápido utilizando a seta para a esquerda. Opcional: pode usar um cronômetro para registrar o tempo de leitura, desafiando o “leitor” a diminuir cada vez mais este tempo, claro, sem prejuízo da acurácia.

• Leitura texto: provoca-se a leitura só dos nomes dos animais, apresentando os slides de um em um, estimulando a leitura lexical.

• Leitura texto na pausa: solicita-se que o aprendiz leia rapidamente a palavra “só com os olhos”, isto é silenciosamente e apenas pronuncie alto o que leu na pausa, isto é, no slide em branco. Nesta etapa é apresentado somente o texto. O mediador deve controlar o tempo de exposição da palavra escrita e a mudança do slide (utilizando o enter ou seta para a direita), com o objetivo de promover o reconhecimento rápido da palavra – leitura lexical. Sendo assim o tempo de exposição é bem rápido, provocando o fechamento mental. Sempre que necessário retornar a palavra para novo reconhecimento rápido utilizando a seta para a esquerda. Costuma-se observar no início uma pausa/silêncio do aprendiz e isso pode representar o fechamento mental antes da emissão, esse tempo (pausa/silêncio) vai diminuindo até a constatação de uma velocidade adequada.

• Leitura Nomeação e Nomeação na Pausa: nesta etapa apresenta-se apenas a figura de cada animal e solicita-se a evocação dos nomes. A tarefa de nomeação é extremamente importante e auxilia também na fluência de leitura. A apresentação inicialmente é sequencial e depois se solicita a evocação na pausa - tela em branco. O mediador controla a troca de slide clicando no enter ou na seta. Se conveniente para o momento da intervenção, o aprendiz também pode mudar o slide.

• Leitura Parcial: os nomes dos animais são apresentados de um em um, porém parte da palavra está “apagada”. Dessa forma provoca-se, mais uma vez, a leitura associativa (rota lexical), pois, se o aprendiz tentar a leitura simbólica (rota decodificadora), não conseguirá ler. Promove-se o fechamento, ganho de velocidade de leitura e melhora na acurácia utilizando um vocabulário, agora neste nível, ainda mais previsível. É comum observar inicialmente o fechamento de algumas palavras e não de outras, com a repetição dessa estratégia observaremos a evolução dessa habilidade.

• Leitura Pegadinha: é apresentada uma sequência de animais com os nomes trocados. O aprendiz deve ler mantendo a fluência sem deixar-se confundir pela figura. Pode-se propor também o contrário, que faça a nomeação independente do que está escrito. Além da leitura estaremos promovendo a flexibilidade e o controle de impulsos frente as mudanças das solicitações.
Faixa Etária/Escolaridade:
Ampla – criança em processo de alfabetização ou crianças e jovens que permanecem lendo de forma silabada.
Comentários:
Concomitante a essas atividades o mediador pode propor o jogo utilizando o baralho da Grow – Super Trunfo – Animais selvagens (www.grow.com.br). Dessa forma explorará o interesse pelo aprendizado em um ambiente lúdico lançando os desafios cada vez maiores.
O mediador deve monitorar a evolução do aprendiz e observar se os objetivos estão sendo alcançados.

OBSERVAÇÕES INTERESSANTES: no processo de evolução com a apresentação da “leitura na pausa” provocamos o fechamento, evitando que o aprendiz faça a leitura decodificadora e observamos inicialmente que a decodificação oral é possivelmente substituída por um processo mental evidenciado pela pausa do leitor antes da emissão da palavra. Essa pausa vai diminuindo gradativamente até o fechamento rápido.

• A melhora da fluência de leitura é evidenciada em outros contextos.

• O leitor ganha segurança e desenvolve positivamente sua autoestima.
RECUPERAÇÃO DE SENHA
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.