Quem Somos Flavia Benevides Foz

Mistura - Comidas

Home / Produto / Mistura - Comidas
R$
15,00
Comprar
Este produto também auxilia:
Ótima atividade para o trabalho com consciência fonológica e leitura - reforçando a melhora da decodificação. Além disso, estimulamos o acesso lexical e memória de trabalho. O aprendiz deve ler a “palavra inventada” e descobrir a “mistura”. Nesse exemplo misturamos os nomes das comidas, mantendo a combinação: início do nome de uma comida = “churras” com o final do nome de outra = “estrogonofe”. MISTURA COMIDA: dois arquivos em Power Point (Microsoft Windows) com a sequência de slides apresentando a palavra inventada e posteriormente apresentando a resposta. São 10 pseudopalavras – “misturas” - em cada um dos arquivos. (Para computador e tablets). Arquivos disponíveis apenas para download.
Comprar

Mais Informações

OBJETIVO:
O objetivo principal desta atividade é o trabalho com a consciência fonológica e leitura, reforçando a correta decodificação, estimulamos também o acesso lexical, desenvolvimento de vocabulário e memória de trabalho. O aprendiz ao ler a pseudopalavra – construída a partir do início do nome de uma comida com o final do nome de outra, deve tentar fazer o fechamento completando mentalmente as palavras e evocando os nomes de ambas as comidas.

COMO TRABALHAR:
O mediador contextualiza a atividade explicando o desafio. Apresenta-se então a sequência dos slides. O aprendiz lê em voz alta a palavra inventada, exemplo CHURRASNOFE – ao ler a pseudopalavra estamos promovendo a possibilidade de melhora da decodificação – então ele deve buscar completar a palavra com a pista dada, acessando seu léxico, seu conhecimento prévio, estimulando o desenvolvimento da consciência fonológica. Quando a “mistura” for descoberta, passa-se para o slide seguinte onde ele terá a oportunidade de checar a sua resposta – CHURRASCO com ESTROGONOFE.
O mediador pode oferecer o apoio de diferentes formas de acordo com a dificuldade apresentada e a necessidade do aprendiz:
- indicar qual é a segmentação – CHURRAS e NOFE. Pode fazer isso apenas oralmente ou escrevendo os segmentos e indicando onde “falta” ou ainda oferecendo um alfabeto móvel ou silabário como apoio.
- se precisar de mais informação, dê oralmente opções de alguns nomes: Você acha que é parecido com CHURRASCO – FEIJÃO ou CHOCOLATE?
- se mesmo assim estiver difícil, use a escrita: escreva CHURRAS e abaixo para facilitar a comparação escreva - CHURRASCO – FEIJÃO - CHOCOLATE (uma palavra embaixo da outra). Leia junto com ele.
- também é bastante válido dar pistas semânticas: essa comida é feita na churrasqueira, em geral juntamos a família e os amigos no final de semana para comermos um delicioso...
FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE:
A partir de crianças em fase de alfabetização (com mediação adequada) e crianças alfabetizadas.
COMENTÁRIOS:
Essa atividade faz muito sucesso entre as crianças. Interessante ampliar a atividade sugerindo que o aprendiz faça a sua lista de “MISTURAS”. Mantenha o mesmo tema ou desenvolva outro de interesse do aprendiz.
Sugestão: solicitar que o aprendiz faça duas listas, da primeira escolhe o início (pode pintar com marca texto ou escrever o pedaço escolhido), da segunda lista o final. Reescrever então cada uma das palavras inventadas. Propor o desafio ao mediador, à outra criança... Depois editar o que deu certo no power point. A criança ficará muito satisfeita com a criação de seu jogo no computador. Grave em uma mídia e compartilhe com a família.

OBSERVAÇÕES INTERESSANTES: No decorrer da intervenção, observamos o desenvolvimento da capacidade de manipulação dos sons da nossa língua e a atividade pode ser feita só oralmente, tanto a proposta de adivinhar como a de construir. Pode virar uma brincadeira a ser ensinada e compartilhada no meio familiar.
RECUPERAÇÃO DE SENHA
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.