Objetivo:
Atividade para o treino ortográfico da regra ortográfica contextual ou hierárquica envolvendo os grafemas S e SS entre vogais e o R e RR entre vogais. Oferecemos a leitura em oposição para estimular a correta decodificação e fixação da regra.
Como Trabalhar:
Sugerir a leitura em voz alta das duas palavras respeitando a ordem de apresentação, da esquerda para a direita. Observar se o aprendiz retoma caso leia errado, promover a leitura correta. Após a leitura deve clicar na palavra certa.
Propor uma segunda rodada, agora lendo silenciosamente e clicando na palavra certa.
Faixa Etária/Escolaridade:
Crianças alfabetizadas até o 5º ano do ensino fundamental.
Comentários:
As crianças com dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita com frequência fazem a leitura lexical sem eficiência, por aproximação visual, por isso importante trabalhar as palavras em oposição.
o Observa-se uma melhora significativa na decodificação das palavras.
o Observa-se melhora no uso da regra contextual. O leitor ganha segurança na escolha dos grafemas durante a escrita e melhora a sua capacidade de autocorreção.