Quem Somos Flavia Benevides Foz

Adivinhe

Home / Produto / Adivinhe
R$
20,00
Comprar
Este produto também auxilia:
Esta série de atividades visa o desenvolvimento da leitura com compreensão, explorando inferências. São apresentados pequenos textos relacionados com diferentes campos semânticos, com informações sobre animais, brinquedos e frutas. O aprendiz deve ler e, com as dicas do texto, adivinhar do que se trata.
Adivinhe: quatro arquivos (01 ao 04) apresentados em Power Point (Microsoft) organizados por campos semânticos (01- bicho; 02- brinquedo; 03- fruta) e misturados (04- miscelânea).
 Arquivos disponíveis apenas para download.
Comprar

Mais Informações

OBJETIVO
A atividade visa o desenvolvimento da leitura com compreensão, explorando inferências. Além disso, estimula a evocação, permite o desenvolvimento do vocabulário e da memória de trabalho.
São apresentados pequenos textos relacionados a diferentes campos semânticos, com informações sobre animais, brinquedos e frutas. O aprendiz deve ler e, com as dicas do texto, adivinhar do que se trata.

COMO TRABALHAR
O aprendiz deve ler o texto e inferir qual é o animal, brinquedo ou fruta. Muito importante a intervenção e mediação do terapeuta, explorando a situação de aprendizagem e enriquecendo-a. Oferecer mais dicas de acordo com o grau de dificuldade do aprendiz, aumentar gradativamente a exigência. A complexidade do texto aumenta gradativamente em cada um dos arquivos. Podem ser apresentados em qualquer ordem de acordo com os objetivos pretendidos e grau de complexidade.
A leitura pode ser compartilhada: ler para (leitura assessorada -aprendiz acompanha com os olhos), ler junto (em pares - simultaneamente ou cada um lê uma parte), ler em eco (aprendiz repete a leitura feita pelo mediador), ou ainda aprendiz lê partes ou lê sozinho com supervisão do mediador.
A sequência previamente sugerida é:

01_Adivinhe qual é o bicho: apresentamos um texto descritivo sobre um animal, o leitor deverá adivinhar qual é o animal. Os textos aumentam em grau de complexidade, são 3 níveis. O aprendiz deve evocar o nome do animal. Caso não consiga, o mediador poderá dar mais dicas. Em seguida é apresentada a figura correspondente. Durante a atividade é estimulada a memória recente dos nomes dos animais e no final é estimulada a memória visual dos animais.

02_Adivinhe qual é o brinquedo: apresentamos um texto descritivo sobre um brinquedo, o leitor deverá adivinhar qual é o brinquedo. Os textos aumentam em grau de complexidade, são 3 níveis. O aprendiz deve evocar o nome do objeto. Caso não consiga, o mediador poderá dar mais dicas. Em seguida é apresentada a figura correspondente. No final é estimulada a memória visual das figuras dos brinquedos descritos.

03_Adivinhe qual é a fruta: apresentamos um texto descritivo sobre uma fruta, o leitor deverá adivinhar qual é a fruta. Os textos aumentam em grau de complexidade, são 3 níveis. O aprendiz deve evocar o nome da fruta. Caso não consiga, o mediador poderá dar mais dicas. Em seguida é apresentada a figura correspondente. No final é estimulada a memória visual das figuras das frutas descritas.

04_Adivinhe qual é miscelânea: apresentamos um texto descritivo sobre um substantivo, o leitor deverá adivinhar qual é. Caso não consiga, o mediador poderá dar mais dicas. Em seguida é apresentada a figura correspondente. Esses substantivos serão animais, brinquedos e frutas já apresentados anteriormente nas atividades 01- 02 e 03, classificados como nível de complexidade dois e três. No final é estimulada a memória das figuras descritas.
 
FAIXA ETÁRIA
Crianças, adolescentes e adultos.
COMENTÁRIOS
A partir desta ideia pode-se propor o desenvolvimento mais textos para adivinhação ou mesmo na oralidade dando dicas.

OBSERVAÇÕES INTERESSANTES: reforçamos que a intervenção do mediador é importantíssima para a exploração da atividade de forma dinâmica, possibilitando inclusive novas dicas semânticas para adivinhação.

RECUPERAÇÃO DE SENHA
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.